dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     03/05/2024            
 
 
    

O maracujá-amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.) é nativo da América do Sul, sendo cultivado em países tropicais e subtropicais. Essa cultura apresenta expressiva importância tanto pela preferência por meio do mercado interno e externo, como também pela abertura de novos mercados consumidores.

Segundo dados do IBGE (2008), o Brasil é o maior produtor mundial, com produção de 684 mil toneladas em uma área aproximada de 49 mil hectares e rendimento médio de 14 mil kg/ha. O grande potencial para produção desse fruto visa atender principalmente o mercado de fruta fresca e de suco. O maracujá-amarelo se caracteriza por apresentar elevado valor nutritivo, boa qualidade gustativa, bem como tamanho e aparência externa de grande aceitação. A comercialização da fruta fresca é feita em feiras livres, mercados municipais, atacadistas, indústria de sucos e para exportação.

Entretanto, a perecibilidade do maracujá-amarelo tem gerado grande preocupação no que diz respeito à conservação pós-colheita, pois estudos demonstram que esse fruto dura, em média, de 3 a 7 dias à temperatura ambiente. Após esse período de comercialização, o fruto apresenta murchamento aparente, aliado à perda de massa fresca e enrugamento da casca, podendo ocorrer também podridão e fermentação da polpa, o que ocasiona odor e sabor desagradáveis.

Sabe-se que a boa conservação dos frutos por um período prolongado é de fundamental importância principalmente na comercialização de frutas frescas, o que traz benefícios para toda a cadeia de produção do maracujá. Para ampliar o período de armazenamento é necessário o uso de mecanismos que visem reduzir a taxa de transpiração e respiração dos frutos.  Os filmes plásticos de diversos tipos têm sido largamente utilizados em estudos para aumentar o período de conservação dos frutos, dependendo da sua espessura e da composição química do fruto. Assim sendo, com o uso de filmes plásticos ao redor dos frutos, ocorre a alteração gasosa no interior da embalagem, favorecendo um equilíbrio entre o produto e o ambiente ao seu redor, com redução da respiração dos frutos e aumento da sua durabilidade.

Tendo em vista essas questões, a Embrapa Acre analisou a conservação pós-colheita de maracujá-amarelo armazenado sob temperatura ambiente e refrigeração, envolto em diferentes filmes plásticos, depois de adquirido no comércio regional, simulando a aquisição dos frutos pelo consumidor. Após 9 dias de armazenamento à temperatura ambiente média de 28 °C e análises dos frutos no laboratório, verificaram-se melhores resultados com a utilização dos sacos de polietileno de 4 µm por proporcionar menor murchamento, menor perda de peso e menor redução no teor de ácido ascórbico (vitamina C). Quando foi utilizada a refrigeração, os frutos tiveram uma vida de prateleira de mais 6 dias em relação à temperatura ambiente, sendo o mesmo filme considerado adequado para manter as características de qualidade do produto.

Dessa forma, é adequado que o consumidor, após a aquisição dos frutos nos supermercados, saiba armazenar bem o produto para que tenha maior durabilidade e melhor qualidade de consumo. Isso pode ser obtido com o uso de filme plástico, bem como a disposição dos frutos em geladeira.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Fruticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada